quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Dublê: Lavatório Portátil para inúmeras possibilidades de atendimento

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Sugestão de corte para cabelo curto de japonês (liso)

Uma boa proposta se você for mais ousado, é cortar seu cabelo como se fosse um quadrado, deixando a franja bem mais comprida e desconectada. Fica mais curto no topo da cabeça, arrepiando propositalmente esta região, sai do convencional utilizando a natureza do cabelo, que é arrepiar quando cortado mais curto. Recomendo o uso de gel e que se faça com quem tem experiência nesse tipo de corte. 

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Antes e Depois do serviço X-Tenso Thermoliss da Loreal


O cabelo se encontrava virgem (sem químicas), com uma boa resistência e boas elasticidade e porosidade. A cliente queria suavizar os cachos, não queria esticado como uma escova definitiva, mas queria durabilidade e tratamento ao fio. Oferecemos o serviço X-Tenso Thermoliss da Loreal, que consiste em lavar os cabelos com o Shampoo Pure Resource e prepará-lo para a química (com ampola de tratamento Power Repair B), depois ministramos o produto de relaxamento X-Tenso para cabelos naturais resistes (de acordo com o pré-teste executado) a base de amônia. Depois disso o cabelo é enxaguado, e aplicamos um fluído disciplinante termo-ativado (Liss Perfecteur) e escovamos bem. Aplicamos chapinha a 180°C, mechinha a mechinha e ao final desse processo, neutralizamos todo o cabelo. Após o tempo de neutralização, enxaguamos e realizamos mais uma nutrição dessa vez com a máscara da Absolut Repair. E então procedemos mais uma escova, aconselhando 2 dias sem lavar os cabelos, mantendo o tratamento com a linha Absolut Repair em casa. Todos os produtos são da linha profissional de Loreal. O resultado é um cabelo com muito brilho, tratado e menos volumoso. Na foto, vemos o resultado de como o cabelo sai daqui, pronto e escovado. No dia-a-dia, de acordo com o desejo da cliente, seus cabelos ainda possuem ondulação, mas com 60% de volume a menos, que é o que promete este serviço.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Como obter a cor desejada ao se colorir os cabelos

Para compreender tudo o que está envolvido em se colorir um cabelo e obter o resultado desejado é necessário falar sobre o fundo de clareamento e estrela da cor. Um profissional de colorimetria possui todo o conhecimento necessário para satisfazer seus desejos e é o mais recomendado para se obter os melhores resultados em cor para os seus cabelos. É um pouco complicado, e um desafio pra mim também explicar isto de uma forma didática, mas o objetivo deste blog é justamente desmistificar as dificuldades da área de cabelo, então pra quem quer realmente compreender tudo o que está envolvido ao se colorir um cabelo, fiz um post-aula de coloração que dá uma luz, uma base pra se entender um pouco este assunto fascinante. Bons estudos!



Todo cabelo natural possui um fundo de clareamento, que é a sua pigmentação natural. Segue a seguir um trecho da minha apostila técnica: "O resultado final de uma coloração é diretamente influenciado pelo fundo de clareamento da cor escolhida e pelo uso correto do oxidante. É extremamente importante, tanto num trabalho de coloração quanto de mechas, chegar ao fundo de clareamento adequado àquela nuance que queremos como resultado.



TABELA DE FUNDOS DE CLAREAMENTO
1 Preto azulado - Vermelho
2 Preto - Vermelho
3 Castanho Escuro - Vermelho
4 Castanho - Vermelho
5 Castanho Claro - Vermelho Alaranjado
6 Louro Escuro - Alaranjado
7 Louro - Amarelo Alaranjado
8 Louro Claro - Amarelo
9 Louro Muito Claro - Amarelo Claro
10 Louro Claríssimo - Amarelo Muito Claro

Para clarear de:


1 a 2 tons usamos Água Oxigenada de 20 volumes

2 a 3 tons usamos Água Oxigenada de 30 volumes

3 a 4 tons usamos Água Oxigenada de 40 volumes"

Ao escolher uma cor na cartela de cores de uma determinada marca de coloração, é necessário compreender que o fundo de clareamento desta cor influenciará o resultado final. Um exempl0: você tem um cabelo natural na base 5 (castanho claro) e quer a cor 8 (loiro claro). O fundo de clareamento onde se encontra o 8 é, segundo o disco de cor acima, um amarelo (dourado). Então aplicando-se um 8, com um oxidante de 30 volumes, teremos como resultado final um 8,3 (loiro claro, dourado)*. Podemos alterar um pouco o resultado final se, ao invés do 8 aplicarmos um 8,1 (loiro claro, acinzentado), esfriando um pouco o dourado, resultando-se um 8,13 (loiro claro, acinzentado dourado). Também pode-se usar um 8,2 (loiro claro, irisado ou roxo) nesse caso teremos como resultado um loiro claro levemente amarronzado ou bege, porque o violeta neutraliza o amarelo.


Para explicar como se neutraliza diferentes tipos de nuances ao se preparar uma coloração, utilize a estrela da cor:

Cada ponta da estrela representa uma cor e a extremidade oposta de cada ponta representa a cor que neutraliza aquela nuance, por exemplo, o azul (cinza) neutraliza o laranja (cobre) e vice-versa.
Mais exemplos práticos:
  • Você está com o cabelo colorido com 7,4 (loiro médio, acobreado) e quer um marrom. Possível solução é aplicar um 7,1 (loiro médio, acinzentado - tem bastante pigmentação azul) + oxidante de 20V.
  • Num cabelo natural 5 aplicamos o 6 com ox 20V. Obtemos um 6,4 (loiro escuro, acobreado)
  • Num cabelo natural 4 aplicamos o 5 + ox 20V. Obtemos um 5,64 (castanho claro, vermelho acobreado) ou um 5,54 (castanho claro, acaju acobreado)
  • Num cabelo natural 6 aplicamos o 8 + ox 20V. Obtemos um 8,3 (loiro claro dourado)
Quando se quiser um resultado mais próximo da cor da base (castanho, loiro), recomendo o uso das nuances acinzentadas (pois o cinza contém mais pigmento azul, o que esfria um pouco o fundo de clareamento).
Observe a porcentagem de cabelos brancos presentes no cabelo. Para cabelos com até 30% de brancos usamos apenas a nuance desejada. Para cabelos com mais de 30% de brancos, usamos 2 critérios: se utilizarmos uma nuance fria (acinzentados, irisados, mates, marrom frio), misturamos metade da nuance com metade da base (altura de tom) desejada, como por exemplo, ½ de 7,1 + ½ de 7. Se utilizarmos uma nuance quente (dourado, acobreado, acaju, vermelho, marrom quente), misturamos metade da nuance com metade de sua fundamental dourado, como por exemplo, ½ de 8,34 + ½ de 8,3. Não utilizamos ox de 40 volumes para uma boa cobertura de brancos.


*Tomei como exemplo a numeração das colorações da Loreal. Isto varia de marca pra marca, ou seja, o que é mate na Loreal (,7) é marrom na Wella. Recomendo que leia a definição de cor na embalagem de cada coloração.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Como evitar o efeito avermelhado das colorações após algumas lavagens

É comum algumas colorações ficarem avermelhadas conforme se vai lavando os cabelos, principalmente no caso dos castanhos (escuro, médio, claro), devido ao fundo de clareamento avermelhado e alaranjado que se revelam nestas propostas. Existem duas soluções que eu costumo usar: a primeira é o uso de uma coloração ,0 (vírgula zero) da linha Majirel (Loreal), pois esta coleção é indicada tanto para cobrir perfeitamente os cabelos brancos como para evitar o efeito avermelhado da coloração, mas costumam ter bastante pigmentação e escurecem um tom a mais que o resultado desejado, então se você quer um resultado castanho claro (5), utilize um loiro escuro natural profundo (6,0). A segunda solução é o uso de metade da coloração base que você já utiliza (castanho claro, loiro escuro, etc) com metade de uma nuance esverdeada ou mate (ambas as tintas precisam ser da mesma linha de coloração). A Majirel da Loreal e a Color Perfect da Wella possuem nuaces esverdeadas. O verde (ou mate) é utilizado justamente para neutralizar os reflexos ou nuances avermelhadas. Se você não tiver uma quantidade de cabelos brancos muito grande (inferior a 30% do cabelo), pode-se utilizar somente a coloração de nuance esverdeada, sem necessidade da coloração base.

Vídeo que ensina a fazer cachos perfeitos com sua chapinha (apenas chapinhas pequenas).