sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Matização clareia o cabelo?

Não. A matização é usada somente para neutralizar nuances indesejadas, como o laranja e o amarelo. Se suas mechas estão laranja é porque o clareamento atingiu apenas a altura de tom de um louro escuro (o loiro escuro apresenta um fundo de clareamento alaranjado, observe mais abaixo um post com uma figura circular colorida). Recomendo que quando for matizar mechas alaranjadas, utilize um tonalizante próximo a altura de tom do fundo de clareamento apresentado, talvez apenas um tom mais claro; então, ao invés de usar um 9,01 utilize um 7, ou um 7,01 (loiro médio natural acinzentado) ou ainda um 7,02 (loiro médio natural irisado) - numeração da marca Loreal. Matizações com um tonalizante muito claro só funcionam em mechas muito claras. 
Ou clareie mais as mesmas mechas para um efeito mais claro, tentando pegar as mesmas mechas pra serem clareadas com descolorante num reflexo de papel. Ficando as mechas bem claras, num tom amarelado ou amarelado esbranquiçado, utilize o 9,01 (loiro muito claro natural acinzentado).

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Como escurecer um cabelo descolorido?

O cabelo descolorido é um cabelo que não tem mais os pigmentos avermelhados que se apresentam quando o cabelo está começando a clarear, então quando vamos tentar escurecê-lo, a cor não pega direito, ficando algumas vezes até acinzentado demais (algumas pessoas chamam de cor de rato), principalmente quando usamos uma base natural (sem nuances coloridas) pra escurecer. O processo que vou descrever precisa ser feito com um bom profissional colorista. É necessário primeiro repôr a pigmentação avermelhada ao cabelo, usando um tonalizante vermelho, costumo usar um 6,56 (louro escuro acaju avermelhado) sem oxidante, apenas o produto puro com um pouco de água filtrada (aplique somente nas pontas clareadas). Deixe uns 15 minutos e aplique a cor desejada (de preferência um marrom, é mais fácil trabalhar com esta nuance). Alguns profissionais enxaguam o vermelho e aplicam o tonalizante marrom (este com o oxidante especificado pela marca), outros não enxaguam o vermelho e aplicam o marrom sobre ele. Este processo se chama Pré-Pigmentação. Deixe o tempo de pausa do produto e lave normalmente. Se quiser, faça umas mechas sobre tudo. E hidrate o cabelo pois ele vai precisar.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Alisamentos a base de hidróxido de sódio são compatíveis com tintura (coloração)?

Este tipo de alisamento é incompatível com colorações, uma vez que tanto a coloração como os reflexos são feitos a partir de produtos que possuem amônia na sua formulação. A amônia e o hidróxido de sódio são totalmente incompatíveis, havendo risco alto de quebra e/ou queda dos fios, além de uma profunda alteração na elasticidade dos mesmos, podendo inclusive queimar quimicamente as pontas do cabelo. 
Há a possibilidade de uso de um alisamento a base de hidróxido de sódio em cabelos coloridos com tonalizantes, visto que eles não têm amônia em sua composição, mas recomendo teste antes de iniciar o alisamento.

Vídeo que ensina a fazer cachos perfeitos com sua chapinha (apenas chapinhas pequenas).