domingo, 28 de novembro de 2010

Para Gaby - Dúvidas sobre relaxamento

Oi, Gaby! Incrível ter que ensinar um profissional, mesmo de outro país sobre técnicas de relaxamento. Provavelmente porque na Tailândia não existe cabelo crespo ou volumoso, né? A aplicação do produto a base de guanidina ou qualquer outro começa pela nuca. Dividimos o cabelo (deve estar seco, não úmido nem lavado) em 4 partes. Começa na nuca e vai subindo em direção ao topo da cabeça. Aplique somente no crescimento da raiz quando é um retoque e no cabelo todo quando é a primeira vez. Se o profissional for fazer sozinho, recomenda-se que faça as duas partes de trás, espere uns 10 minutos até amolecer a cutícula (o cabelo fica mais elástico), então massageie a parte que está sendo trabalhada, mecha a mecha. Deixe mais alguns minutos, por volta de 20. Está bom para enxaguar quando um fio de teste esticar e quebrar. Então enxágue bem somente a parte quimicamente tratada. Depois faça as duas partes da frente, por uma questão de tempo de ação. Para um bom resultado, na hora de aplicar o produto, dividimos mechas bem finas e aplicamos o produto em cima e em baixo da mecha, até encharcar a mecha. Não aplique no couro cabeludo, aplique a meio centímetro do mesmo para não queimar o couro cabeludo que pode ser protegido com uma sílica abrindo o cabelo mecha a mecha. Ajuda não lavar o cabelo por dois dias antes e depois do tratamento. Depois de tudo pronto, siga a ordem da bula do produto.
Boa sorte e um abraço!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Para Alice - Luzes na cor mel

Oi, Alice! Vc quer fazer luzes na cor mel sobre um fundo castanho escuro. Faça as luzes até o clareamento das mechas chegar a um fundo de clareamento amarelo alaranjado. Dê preferência ao tonalizante na hora de matizar. Geralmente uso um loiro médio ou loiro escuro natural para neutralizar o amarelo alaranjado, resultando num belo efeito mel. Outra cor que combina bem com este fundo escuro é o chocolate (6/7 da Color Touch). Mas não deixe muito tempo, só o suficiente para neutralizar o amarelo. Fica um mel mais frio.
Um abraço!

Para Isabella - Vermelho da Rihanna


Oi, Isabella. Vou lhe dizer como eu faria um cabelo parecido, ok? Dá pra ver que ela tem mechas que realçam ainda mais o vermelho. Então, comece fazendo as mechas. Depois aplique o Majicontrast vermelho da Loreal, já usei e sei que o cabelo puxa para bem próximo a este vermelho vivo e exótico. Se seu cabelo for virgem, comece pelas pontas e uns 15 minutos depois passe na raiz. Vai ficar beeem vermelho, usamos o Majicontrast apenas para mechas mas já usei como coloração global na minha irmã e ficou ótimo. Vc dá conta deste visual forte?
Um abraço!


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Para Priscila - Relaxamento a base de guanidina

Oi, Priscila. Vc usa Salon Line e quer usar Force Relax após um mês de crescimento. Geralmente se aplica um retoque de relaxamento a partir de três meses de crescimento. Isto porque com um crescimento de 3 cm fica mais fácil trabalhar o produto na raiz, evitando a parte quimicamente tratada que pode se sensibilizar e quebrar neste pedaço do fio. Sobre trocar para Force Relax, tudo bem, mas faça um teste de mecha antes.
Um abraço!

Para Andréa - Proporção de oxidante para coloração

Oi, Andréa. Algumas bulas são mais precisas, dando algum exemplo. Vc diz que a proporção marcada na bula é de 1:1,5. De fato, não esclarece muito. Esclarecendo: a proporção é de 1 (digamos 30 gramas de tinta) para 1,5 de oxidante (então 45 ml de oxidante). Se for 50 gramas de tinta, use 75 ml de oxidante. As empresas usam gramas para o uso de ml de oxidante mesmo.
Um abraço!

Para Lu - cobertura de brancos com tonalizante

Oi, Lu. Olha só, o tonalizante não tem grande cobertura de brancos, principalmente se a cabeça já possui uma quantidade de 30% ou mais de brancos. Aí o ideal é a coloração a base de amônia mesmo. O Color Touch cobre um pouquinho a mais sim. A mordaçagem também pode ser boa coisa, ou seja, a aplicação de um oxidante de 20 volumes nas grandes concentrações de branco para ajudar a cor a pegar melhor antes da aplicação do tonalizante. Percebí que esquentando um pouco esta oxidante com um secador vc obtém melhores resultados.
Um abraço!

Para Aline - Escurecer californianas

Oi, Aline. O processo de escurecimento depende da tonalidade atual da parte clara, mas em via de regra, uso um tonalizante da cor natural do cabelo (castanho) em proporção igual com um marrom ou chocolate. Puxa um pouco pro marrom, mas escurece sem dar aquele estranho efeito esverdeado que pode acontecer quando se usa só o castanho. Pode passar me tudo, começando pela parte clara.
Um abraço!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Para Mayara - colorir com preto e ponta azul

Oi, Mayara. A idéia é bem original, mas se vc colorir as pontas com preto primeiro, depois descolorir as pontas para aplicar o azul, o clareamento vai ser prejudicado pela alta pigmentação do preto.
Recomendo que clareie primeiro as pontas até um branco, o máximo que der pra chegar. O ideal é não ficar nenhum pigmento amarelo. Então, aplique o azul. O azul eu conheço 3 opções interessantes, vc pode até alternar e experimentar todas. Tem o Jeans Color azul - opção cosmética mais correta. As outras duas opções são alternativas que já experimentei e gosto tanto delas quanto o Jeans Color. Azul de Metileno, vc compra em farmácia - é um bactericida se não me engano. Vc mistura com uma quantidade de creme ou condionador e aplica na parte descolorida, deixando uns 30 minutos. A terceira possibilidade aprendí com uma leitora do meu blog, ela usa anilina que deve ser dissolvida em um pouco de álcool e misturado ao creme igual ao azul de metileno. Já fiz no meu cabelo todos os 3 e ficaram bem legais. Pena que não durem muito, aproximadamente uma semana. Recomendo que prepare uma quantidade maior de produto e reserve em um frasco e deixe no banheiro e vá utilizando sempre que sentir o desbotamento.
E aplique o preto no restante do cabelo depois deste trabalho, protegendo as pontas azuis com papel filme, por exemplo. E hidrate, vai precisar muito. Recomendo que tenha em casa a ampola azul Semi di Lino de Alpha Parf.
Um abraço!

Para Márcia e Rayanne - descoloração em cabelos alisados

Oi, Márcia!
Oi, Rayanne!
Todos os descolorantes são extremamente agressivos em cabelos alisados quimicamente. Cabelos com relaxamento a base de guanidina são 100% incompatíveis com a amônia presente nos descolorantes. Relaxamento a base de amônia tem alguma compatibilidade, mas não é recomendado. Algumas mechas finas, discretas, não muito loiras podem ser feitas. Mas eu não recomendo. Faça um teste de mecha (numa mechinha da nuca) e deixe clarear até a altura de tom que vc quer. Ao final do clareamento, estique esta mecha e compare esticando outra mecha sem descolorante. O cabelo fica muito elástico, geralmente não quebra de imediato, mas com o passar do tempo pode acontecer.
Um abraço!

Vídeo que ensina a fazer cachos perfeitos com sua chapinha (apenas chapinhas pequenas).